CERIMÔNIA
CENCIAR celebra 13 anos de criação com homenagens e entrega da Ordem do Protetor
O Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR) celebrou, nesta segunda-feira (06/10), seu 13º aniversário de criação com uma cerimônia realizada no Salão Nobre da Organização, em Brasília (DF). A solenidade foi presidida pelo Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais e demais autoridades civis e militares.
Durante a cerimônia, foram prestadas homenagens ao Brigadeiro Intendente Moacyr de Aguiar Freire, Oficial cuja trajetória de vida e carreira marcou gerações de militares e inspirou os valores
de ética, disciplina e dedicação que norteiam a Força Aérea Brasileira (FAB). A homenagem foi acompanhada por seus filhos, o Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire e Laís Rodrigues de Aguiar Freire, que receberam, em nome da família, uma lembrança Institucional entregue pelo Chefe do CENCIAR, Major-Brigadeiro Intendente Marcelo Brasil Carvalho da Fonseca.
A cerimônia também foi marcada pela entrega da Comenda da Ordem do Protetor, honraria concedida a militares e civis que contribuíram com relevantes serviços prestados na atividade de controle interno em prol da missão institucional do CENCIAR. Na ocasião, foram agraciados com o Grau Ouro o Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva; com o Grau Honorário, o Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Barros de Oliveira e o Brigadeiro Intendente Mauro Roma Cardoso de Barros; e com o Grau Bronze, a Sargento Priscilla Sousa Pereira.
Além das homenagens, a solenidade contou com a imposição de Medalhas Militares, concedidas em reconhecimento aos bons serviços prestados à FAB. O ato foi presidido pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, paraninfo da cerimônia.
Em seu pronunciamento, o Chefe do CENCIAR destacou a importância do trabalho desenvolvido pela equipe do Centro e o compromisso com os princípios que norteiam o Sistema de Controle Interno do Comando da Aeronáutica. "Desde sua criação, o CENCIAR tem enfrentado e superado desafios tanto na área de auditoria interna governamental quanto no apoio às demandas de controle externo. Em nossa busca incessante por proteger e agregar valor organizacional ao Comando da Aeronáutica, testemunhamos, ao longo desses 13 anos, a evolução da atividade de auditoria interna e o trabalho
diligente dos integrantes deste Centro para acompanhar essa constante transformação", afirmou.
Criado em 5 de outubro de 2012, por meio do Decreto nº 7.809, o CENCIAR tem como missão aumentar e proteger o valor organizacional do Comando da Aeronáutica, por meio de avaliações, assessoramento e aconselhamento baseados em risco. A Organização atua como órgão de assessoramento direto ao Comandante da Aeronáutica e mantém supervisão técnica e orientação normativa da Controladoria-Geral da União, por intermédio da Secretaria de Controle Interno do Ministério da Defesa.
Fotos: Sargento Mônica/ CECOMSAER
